AmphibiaWeb - Vitreorana parvula
AMPHIBIAWEB

 

(Translations may not be accurate.)

Vitreorana parvula (Boulenger, 1895)
Lages Glass Frog, perereca-de-vidro
family: Centrolenidae
subfamily: Centroleninae
genus: Vitreorana
Conservation Status (definitions)
IUCN Red List Status Account Data Deficient (DD)
CITES No CITES Listing
National Status None
Regional Status None
Access Conservation Needs Assessment Report .

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.

Descrição:
"Vitreorana" parvula é uma pequena de rã-de-vidro (CRC 17 mm). OO focinho arredondado em vista dorsal é curta e, cabeça enquanto amplo; o vomerine dentes estão ausentes. Olhos grandes e proeminentes. Tímpano distinto, seu diâmetro de cerca de 1 / 3 do diâmetro do olho. Padrão dorsal reticulado, não uniforme. Discos dos dedos moderados. Tarso externo e pé sem pregas, calcanhar liso, sem prega. Pele lisa em cima; ventre e parte inferior das coxas granuladas. Os ossos são verdes. Região cloacal granular. Cor: cinzentos ou marrom em cima, parte inferioes brancas. Células pigmentares desigualmente distribuídas (Taylor e Cochran 1955, Heyer 1985; Cisneros-Heredia e McDiarmid 2007). Cisneros - Heredia e McDiarmid (2007), fazem um breve panorama da morfologia: o fígado é bulboso eos iridophores s�o ausentes de todo o trato gastrointestinal, mas presentes na bexiga urinária. O girino não foi descrito, mas deve ser semelhante ao de outras espécies do grupo (Altig e McDiarmid 1999). O canto de an�ncio � desconhecido.

Distribuição, Altitude, Habitat:
V. parvula presumivelmente vive perto de riachos e cárregos em florestas primárias. As ocorrência da espécie está restrita à localidade-tipo em Lages (entre 850 e 1500 m), sul de Santa Catarina, no sul do Brasil (Heyer 1985). O clima na região é subtropical. é comum a ocorrência de geadas e neve no inverno. As florestas de Araucária constituem a principal vegetação, está muito degradada. Existem vários rios correndo por toda a cidade.

História de Vida, abundância, Atividade e Comportamentos Especiais:
Vitreorana parvula não foram coletados desde a sua descrição. Mas a sua ecologia deve ser semelhante ao de outros membros do grupo da espécie, ou seja, vivem perto de riachos e córregos no interior das florestas primárias, com a ovipostura ocorendo nas folhas penduradas acima de córregos, para onde girino posteriormente cai e continuar o seu desenvolvimento (Haddad e Prado 2005).

Tendências e Ameaças:
Sua distribuição compreende a cidade de Lages (2644.313 Km2) no sul do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Por conseguinte, não está atualmente em nehuma área protegida.A tendência população é desconhecida.

Comentários:
A espécie é conhecida a partir do holotipo descrito por Boulenger.

Referências:
A lista de literatura citada encontra-se no fim do resumo em inglês.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrito por: Diogo Borges Provete, Departamento de Zoologia e Botânica, Universidade Estadual Paulista-SP (UNESP), Brasil, 2009-01-13
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2024. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 28 Mar 2024.

AmphibiaWeb's policy on data use.