AmphibiaWeb - Pristimantis zimmermanae
AMPHIBIAWEB
Pristimantis zimmermanae
family: Strabomantidae

© 2005 Walter Hödl (1 of 1)

 view video (1761.3K MPG file)

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN (Red List) Status Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
National Status None
Regional Status None
Access Conservation Needs Assessment Report.

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Encontrada freqüentemente em toda a reserva.

Distribuição geral: Registrada na bacia Amazônica do Brasil e Colômbia.

Descrição: Machos 19-21 mm, fêmeas 22-26 mm. O dorso é esverdeado a amarelado, com manchas irregulares marrons. Uma linha amarelada ou marrom passa entre os olhos, e uma mancha escura em forma de triângulo ocorre sobre a cabeça. O ventre é esbranquiçado a amarelado, com reflexos dourados, e a região gular é amarelada. A íris é avermelhada a dourada.

Espécies semelhantes: Eleutherodactylus fenestratus se diferencia por ter o dorso marrom e a região gular acinzentada com manchas escuras. E. ockendeni possui barras transversais nas pernas, dorso marrom, região gular com manchas escuras difusas e ventre sem reflexos dourados.

História natural: Arborícolas e noturnos. A reprodução é similar à de E. fenestratus, limitada ao período chuvoso (novembro a maio). Os machos iniciam a vocalização ao entardecer, sobre folhas de arbustos e palmeiras, a cerca de 2 m do solo. Geralmente cantam em pequenos grupos com 2 a 5 machos. As desovas são provavelmente pequenas, com ovos relativamente grandes depositados sobre o solo, e com todo o desenvolvimento do girino dentro do ovo, como ocorre em outros membros do gênero.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2022. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 29 Jan 2022.

AmphibiaWeb's policy on data use.