AmphibiaWeb - Boana lanciformis
AMPHIBIAWEB

 

(Translations may not be accurate.)

Boana lanciformis (Cope, 1871)
Rocket Treefrog, Basin Treefrog
family: Hylidae
subfamily: Hylinae
genus: Boana

© 2018 Mauro Teixeira Jr (1 of 29)

 view video (1761.3K MPG file)
  hear Fonozoo call

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN Red List Status Account Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
National Status None
Regional Status None
Access Conservation Needs Assessment Report .

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.
View Bd and Bsal data (9 records).

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre em áreas perturbadas na borda da floresta ou em grandes clareiras no interior da RFAD, sendo comumente encontradas nas proximidades de igarapés. Distribuição geral: Média e alta Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia) e norte e centro da Venezuela.

Descrição: Machos 57-65 mm, fêmeas 68-81 mm. A cor do dorso varia de amarelo-escuro a marrom-claro, com faixas transversais marrom-escuras. O focinho é pontiagudo, com uma linha labial branca e uma faixa marromescura que se estende da ponta do focinho até o tímpano. A coloração ventral é esbranquiçada. As pontas do primeiro, segundo e, às vezes, terceiro dedos da mão são brancas. Possui membranas entre os dedos, mas elas são muito pequenas.

Espécies semelhantes: O focinho pontudo com linha labial branca e as pontas brancas do primeiro e segundo dedos a distingue de outras espécies na reserva.

História natural: Arborícolas e noturnos. Os machos vocalizam sobre a vegetação na margem de igarapés, principalmente na proximidade de áreas encharcadas. A reprodução ocorre todo o ano. A desova contém cerca de 2.200 ovos.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2024. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 17 Apr 2024.

AmphibiaWeb's policy on data use.