AmphibiaWeb - Scinax ruber
AMPHIBIAWEB

 

(Translations may not be accurate.)

Scinax ruber (Laurenti, 1768)
Common Snouted Treefrog
family: Hylidae
subfamily: Hylinae
genus: Scinax

© 2018 Mauro Teixeira Jr (1 of 35)

 view video (1761.3K MPG file)
  hear Fonozoo call

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN Red List Status Account Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
National Status None
Regional Status None
Access Conservation Needs Assessment Report .

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: É comum em áreas abertas, bordas e clareiras em toda a reserva.

Distribuição geral: Bacia Amazônica do Brasil, Peru, Equador e Colômbia, e também na Guiana, Suriname e Guiana Francesa, leste do Panamá e Trinidad e Tobago.

Descrição: Machos 31-37 mm, fêmeas 40-42 mm. Os machos têm o dorso amarelo ou creme e o ventre amarelo a esbranquiçado. As fêmeas têm o dorso marrom a cinza e o ventre creme. Ambos os sexos têm manchas longitudinais marrom-escuras no dorso e manchas amarelas a alaranjadas sobre fundo escuro na região inguinal e na coxa. A íris é bronze a prateada.

Espécie semelhante: Scinax boesemani difere de S. ruber por não possuir manchas amarelas ou alaranjadas na região inguinal e nas coxas e por possuir coloração dorsal marrom.

História natural: Arborícolas e noturnos. São freqüentemente observados em áreas antropizadas. Reproduzem-se durante todo o ano, mas com maior intensidade durante a estação chuvosa (novembro a maio). Os machos vocalizam sobre galhos que ficam nas margens ou acima da água. A desova é composta por aproximadamente 600 ovos, que ficam aderidos à vegetação ou à margem de poças temporárias, onde os girinos se desenvolvem até completar a metamorfose. Os girinos são transparentes e ficam dispersos na coluna da água.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2024. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 24 Apr 2024.

AmphibiaWeb's policy on data use.