AmphibiaWeb - Rhinella proboscidea
AMPHIBIAWEB

 

(Translations may not be accurate.)

Rhinella proboscidea (Spix, 1824)
family: Bufonidae
genus: Rhinella
Species Description: Revalidation of Spix, 1824, species. Lavilla EO, Caramaschi U, Langone JA, Pombal Jr JP, de Sa RO 2013 The identity of Rana margaratifera Laurenti, 1786 (Anura, Bufonidae) Zootaxa 3646: 151- 264.

© 2018 Mauro Teixeira Jr (1 of 4)

 view video (1761.3K MPG file)

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN Red List Status Account Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
National Status None
Regional Status None

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.
View Bd and Bsal data (1 records).

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre em toda a reserva.

Distribuição geral: Oeste da Amazônia.

Descrição: Machos 46-54mm, fêmeas 46-55mm. A pele é lisa nos machos e granulosa nas fêmeas. O dorso apresenta diversos tons de marrom e preto, formando manchas irregulares, mas alguns indivíduos são quase totalmente marrom-escuros ou avermelhados. Pode haver uma linha mediana mais clara no dorso. A cabeça forma um triângulo, com o focinho muito pontudo. Uma linha lateral de tubérculos se estende desde a parte posterior de cada olho até a região inguinal. O ventre é acinzentado a marrom.

Espécie semelhante: Os jovens podem parecer-se com Dendrophryniscus minutus, mas este se diferencia por ter o ventre negro na parte anterior e branco com manchas negras na parte posterior.

História Natural: Terrestres e diurnos. De dia podem ser encontrados sobre a liteira; de noite, repousando sobre folhas de arbustos a 20-50 cm acima do solo. Alimentam- se de ácaros, formigas, aranhas, besouros e grilos. A reprodução ocorre entre março e maio. Grupos de 3 até mais que 100 machos e fêmeas se reúnem por 2-3 dias em poças ou nascentes de igarapés, onde os machos vocalizam de dia e à noite. Os grupos se formam em diferentes sítios ao longo da estação reprodutiva, mas ainda não se sabe se os indivíduos reproduzem mais de uma vez e em diferentes sítios. A desova contém cerca de 450 ovos.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2024. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 23 Apr 2024.

AmphibiaWeb's policy on data use.